O livro mesmo voltado a assuntos de negócios é fácil e agradável de ler pois as idéias são transmitidas através de uma historia. Nessa historia um jovem vai a busca de um gerente ideal para as organizações, após varias e varias tentativas ele encontra o gerente minuto. Ao entrevistar os funcionários do gerente minuto ele percebe que o gerente estimula os empregados a trabalhar sem ser aquele chefe chato que muitos costumam ter e sem ser aquele chefe bonzinho demais que os funcionários aproveitam. Para se tornar um gerente minuto são necessários três pontos:
1° – Objetivo - minuto.
2° – Elogio – minuto.
3° - Repreensão – minuto.
O primeiro consiste em escrever notas breves sobre seus objetivos semanais que não demore mais que um minuto para serem lidas, economizando com isso muito tempo, pois, o executor das tarefas não terá dificuldades em se recordar do que ele mesmo fez ou deixou pendente.
O segundo é muito importante porque para se tornar um funcionário feliz é necessário reconhecimento do seu trabalho e fazendo elogios minutos faz o empregado se sentir realizado e contente, isso o torna mais produtivo.
O terceiro e não menos importante é a repreensão minuto, essa consiste em deixar claro ao funcionário o descontentamento com seu desempenho atual ou com um erro no seu serviço.
O gerente deve dar a repreensão – minuto nunca desvalorizando a pessoa e sim a incentivando a melhorar em seus a fazeres, além disso é importante que o gerente fique em silencio por um pequeno tempo para que o funcionário perceba o quão importante é a repreensão recebida e que ele não venha a cometer o mesmo erro novamente.
Por fim o jovem ao analisar todos os modelos de gerentes que ele encontrou na sua busca, decide se tornar um gerente minuto.
Vale a pena ler o livro caso você deseje se tornar um gerente, não só um gerente um BOM gerente, um Gerente - Minuto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário